BASF E BRASKEM
29/06/2018
Saímos do hotel pela manhã e fomos visitar a empresa BASF; especializada na área química. A empresa alemã foi fundada em 1865 e tinha como objetivo a produção de corantes para a tintura de tecidos.
Com aproximadamente 3800 funcionários na Bahia e 5600 em todo o Brasil, a BASF cria materiais que servem de matéria prima para diversos produtos, como o ácido acrílico. Esse ácido é utilizado na fabricação do ácido acrílico glacial, do acrilato de butila e nos polímeros superabsorventes.
A empresa possui 5 objetivos : foco no cliente, atitude de dono, excelência na execução, pessoas e espírito de equipe.
A BASF possui programas de inclusão na contratação dos seus funcionários, como a inclusão de mulheres em todos os cargos da empresa e da comunidade LGBTQ+. Também,observamos vários profissionais de áreas diferentes (publicitários, jornalistas, administradores, engenheiras).Essa corporação produz de acordo com a demanda;modelo de produção característico do toyotismo. O armazenamento destes é feito em tanques e vasos. Já seu transporte é por caminhões e navios;a fonte de energia usada é vapor (energia elétrica é usada apenas as bombas), e os resíduos são mandados para empresas de incineração.
Após esse momento de aprendizado, a firma ofereceu um lanche. Depois fomos almoçar no Rei do Cupim,ficamos esperando o grupo laranja voltar da visita para visitar a próxima indústria.
A Braskem (brasWHO?) foi criada a partir da Odebrecht, que em 1975 comprou 33% companhia petroquímica de Camaçari, iniciando as atividades nesse setor. Contudo,a corporação nasceu em 2002, e se tornou o líder do setor químico,na América latina,tendo compromisso público como o desenvolvimento sustentável. Seu grande destaque é no mercado de resinas termoplásticas e seu foco atual, foi a primeira resina termoplástica brasileira com nanotecnologia. O polietileno verde é um produto exclusivo da Braskem, fabricado a partir da cana-de-açúcar. A empresa está na lista das empresas mais inovadoras do mundo.
Voltamos para o hotel.




